quinta-feira, 28 de março de 2013


AS TICs e a educação


 
As TICs (Tecnologias da Informação e comunicação) são de grande importância na educação. Elas fazem parte da vida e por isso é preciso manter uma relação estreita entre elas e a educação.

É preciso que se tenha o domínio dessas novas tecnologias para seu uso na educação, caso contrário correremos o risco de continuarmos com a educação do mesmo jeito e o uso das TICs pode ter um efeito diferente do esperado. Tem que haver uma interação com os alunos, a informação da pesquisa encontrada precisa ser trabalhada de forma consciente estimulando os alunos a pensarem sobre a informação e não simplesmente copiar e colar.

O modo como o professor vai trabalhar faz toda diferença, com as TICs o professor pode trabalhar os conteúdos de forma mais prazerosa e atrativa para os alunos. A interatividade se faz presente.

O professor pode promover debates entre os alunos e assim continuar uma trajetória de transformação na educação atual. O aluno toma “conhecimento” de que ele pode expressar suas ideias e assim por diante...

Sabemos que existe todo um conjunto de problemas que circundam na prática do uso das tecnologias na escola. São muitos os fatores que dificultam, mas não é por isso que o professor deve desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário